Como ter um sono saudável?

As pessoas estão cada vez mais irritadas, sem paciência, dispersas... Muitas vezes esse é o resultado de uma noite ruim de sono. Talvez isso já tenha acontecido com você ou conheça alguém que apresente esses problemas por dormir mal.

Dormir bem é essencial para manter a saúde e o bem-estar. No entanto, nem sempre é fácil ter um sono de qualidade. Algumas mudanças na rotina podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Estabeleça horários regulares para dormir e acordar

Tente dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias, incluindo os finais de semana. Dessa forma, seu cérebro entende a rotina e a importância do sono, tornando o momento do descanso mais natural e proveitoso.

Priorize o sono e o relaxamento

É importante entender que o sono é uma prioridade. Quanto menos organização tiver na sua rotina de descanso, mais difícil pode será ter um sono de qualidade.

Mantenha uma rotina nos dias de semana

Siga as mesmas etapas todas as noites, por mais simples que sejam, como colocar o pijama e escovar os dentes, para reforçar para a sua mente que é hora de dormir. Faça algumas técnicas de relaxamento antes do horário de se deitar, como meditação, ouvir músicas suaves, um alongamento leve ou ler um livro.

Evite cochilos durante a tarde/noite

No geral, cochilos durante o dia são desnecessários e podem atrapalhar o sono noturno, muitas vezes sendo apenas uma questão de hábito. Se estiver muito cansado, prefira cochilar no início da tarde e evite ultrapassar 30 minutos.

Prepare o ambiente para as noites de sono

Tenha um colchão, travesseiros e roupas de cama confortáveis, pouca ou nenhuma iluminação e uma temperatura agradável. Alguns aromas suaves, como velas perfumadas, incensos ou difusores de essências, também podem auxiliar na indução do relaxamento.

Evite possíveis perturbações

Procure antecipar e impedir situações que possam atrapalhar seu descanso. Caso os barulhos sejam externos e incontroláveis, como trânsito ou vizinhos barulhentos, use tampões de ouvido e cortinas mais pesadas ou uma máscara para os olhos.

Cuide da alimentação

Escolha um horário adequado para o jantar, que não seja muito próximo da hora de dormir, e dê preferência aos alimentos mais leves neste período. Evite à noite os alimentos que são estimulantes por conterem cafeína, como café, chá preto, chá verde, chocolate e refrigerante.

Invista nos hábitos saudáveis

Tome um pouco de sol, preferencialmente antes das 10h ou depois das 16h. Evite fumar cigarros e reduza o consumo de álcool. Pratique atividades físicas regularmente para melhorar o ritmo circadiano e diminuir o estresse, mas evite exercícios intensos perto da hora de dormir, pois podem estimular o corpo e dificultar o relaxamento.

Conclusão

Seguir essas dicas pode ser muito útil para melhorar a qualidade do sono. Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem suas necessidades e particularidades, portanto, experimente algumas dessas técnicas para descobrir o que funciona melhor para você. Se mesmo após essas dicas você ainda tiver dificuldades para dormir, procure ajuda médica para identificar e tratar possíveis distúrbios do sono. Lembre-se de que dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida, então invista em hábitos saudáveis de sono e desfrute de uma boa noite de descanso.